Instalação de Ar-Condicionado Split

Gostou? compartilhe!


Ar condicionado

Fonte: (Ar Condicionado)



Leia o artigo abaixo se você quer entender como funciona e como é feita a instalação de ar-condicionado Split. Confira os temas que serão abordados aqui:

  • O que é um ar condicionado split

  • Tipos de ares-condicionados

  • Como é feita a instalação de ar-condicionado

  • Vantagens de um ar-condicionado

  • Funções que um ar condicionado split pode exercer

  • Principais empresas fabricantes de de Ar condicionado

  • Onde encontrar o serviço de instalação de ar condicionado split

O QUE É UM AR-CONDICIONADO SPLIT?



Informações primárias sobre ar condicionado

Antes de saber o que é um ar condicionado Split, é importante conhecer o que é um ar condicionado e para que ele serve. Quem tem um conhecimento superficial sobre o aparelho, acredita que ele serve apenas para "tornar o ambiente gelado", porém ele não se limita apenas à essa função.

Um ar condicionado é a consequência de um processo de tratamento que é capaz de regular, controlar e aumentar a qualidade e a intensidade do ar em ambientes internos. Entre as condições de controle e gestão da temperatura, movimento, limpeza e umidade do espaço, um ar condicionado é capaz de desempenhar cada uma dessas funções simultaneamente.

Para aprimorar ainda mais o condicionamento de ar, foi desenvolvida uma tecnologia chamada HVAC (que em inglês significa heating, ventilating and air conditioning) e em português AVAC (que traduzido quer dizer Aquecimento, Ventilação e Ar condicionado).

Essa tecnologia visa gerar mais comodidade ao interior de ambientes e espaços, entre eles salas comerciais, residências, indústrias e veículos. Não é incomum que a função de refrigeração seja incluída nessa tecnologia, expandindo a sigla para HVACR ou ACACR.

Alguns ambientes e empresas dependem dessa tecnologia, não apenas por comodidade, mas para preservar o bom-estado de seus produtos e o desenvolvimento de seus serviços, como é o caso de laboratórios e algumas indústrias.

Por isso, muitas empresas e profissionais peritos e renomados no âmbito da engenharia mecânica visam tornar utilizar a possibilidade de fazer a transferência de calor e condicionamento do ar contando com a mecânica de fluídos e termodinâmica.

O sistema Split

É um dos mais novos tipos de sistemas de refrigeradores de ar, é aplicado em ares condicionados e são muito parecidos com os aparelhos de condicionamento de ar do tipo janela. Ele é fracionado em duas modos, o evaporador que fica na parte interna, e o condensador, que é a unidade externa.

Unificadas por tubos de cobre, onde ocorre a passagem dreno e do gás responsável pela refrigeração. O dreno é importante porque através dele acontece o escoamento da água que evapora após o condensamento da umidade que está no ambiente interno.

Tipos de Splits

O modelo mais adquirido de Ares-Condicionados Split é o Hi-Wall, comum em escritórios e algumas residências.

Outros modelos que existem e adotam essa tecnologia são:
  • Multisplit bi;

  • Multisplit tri;

  • Multisplit quad;

  • Quatro lados

  • Split canto-teto;

  • Split piso-teto

  • Window split;

TIPOS DE ARES-CONDICIONADOS

Existem alguns tipos de ares condicionados que podem atender as mais diversas necessidades. Confira abaixo alguns deles:

  • Portátil

  • Ar condicionado automotivo

  • Exaustores

  • Refrigeração de AR

Cada um desses tipos tem funções específicas e podem variar suas potências e durabilidade de acordo com for preciso deles.

COMO É FEITA A INSTALAÇÃO DE AR-CONDICIONADO

Arrumar ar condicionado

Primeiramente, antes de fazer a instalação, é necessário definir em qual ambiente ele será instalado, o recomendado é que seja colocado ou acima da porta ou em paredes que cubram a maior parte possível do ambiente, permitindo assim que a ventilação e o tratamento do ar seja feito da melhor maneira.

Logo em seguida, contar com o apoio de uma empresa especializada nesse serviço é fundamental para a garantia de qualidade, durabilidade e eficiência do equipamento.

O profissional que irá instalar o ar condicionado, vai medir e calcular a melhor posição para que o aparelho seja situado, ele também irá inserir toda a tubulação e configurar para que todas as etapas do condicionamento de ar sejam realizadas com eficácia.

Um, entre os diversos benefícios que contar com um perito trás, é que se realizada de forma primorosa, a instalação tende a não consumir mais energia do que o normal, resultando em economia dos recursos financeiros.

VANTAGENS DE UM AR CONDICIONADO

A principal vantagem que resulta em contar com um aparelho condicionador de ar em ambientes internos, é a capacidade que ele propicia de controle de temperaturas. Principalmente em tempos temperaturas extremas, seja excesso de calor ou muito frio, é essencial ter à disposição para o conforto e comodidade dos ocupantes do espaço esse utensílio.

É comprovado pelos maiores especialistas em gestão de pessoas, que cuidar das necessidades básicas e do bem-estar de funcionários durante o período de trabalho é providencial para manter a motivação e aumentar o elo que faz a ligação entre trabalhador-empregador.

Uma dessas necessidades básicas é a temperatura, ambientes muito quentes, distraem e afetam a produtividade individual e coletiva, além de ser muito prejudicial à saúde, principalmente para quem sofre problemas de pressão baixa e gestantes.

Para ambientes que não podem dispensar o uso desse aparelho, como hospitais e laboratórios, ter a possibilidade de manter a temperatura em um nível estável e controlado, utilizando da técnica de troca de temperatura, ou transferência de calor, que é o resultado do estado do ar ao passar pela serpentina do evaporador que pode aumentar ou diminuir a temperatura, e também pode baixar a umidade do próprio ar.

Dentro do evaporador de cada ar condicionado existe um sensor que faz um diagnóstico da temperatura desejada, e ao atingi-la, o compressor de ar é desligado, mantendo o aparelho funcionando numa temperatura estável. Esse sensor é reativado a cada alteração de temperatura desejada.

FUNÇÕES QUE PODEM SER EXECUTADAS POR UM AR CONDICIONADO SPLIT

Aquecimento

Durante o inverno, onde as temperaturas podem chegar à 10°, principalmente durante as noites, ter essa comodidade é um benefício tremendo para quem deseja tirar o melhor proveito do aparelho.

O processo para aquecimento do ar é feito pelos permutadores do calor a gás, onde as serpentinas de água aquecida ou do vapor, que ligados por tubos em caldeiras que ficam nas partes externas de onde é feita a instalação do equipamento.

Arrefecimento

Também pode ser chamado de processo de desumidificação, é quando a umidade que existe no ar do local é eliminada pela condensação quando entra em contato com a resistência elétrica e uma temperatura abaixo ao 'ponto de orvalho' é mantida.

É fundamental para manter o bom estado de ambientes que sofrem pelo excesso de umidade, que gera mofos e danifica móveis e paredes.

Filtragem

Os ares condicionados contém duas peças que tem uma função essencial, são elas nomeadas filtro e pré-filtro, elas são responsáveis pelo tratamento do ar. Ela tem a função de limpar, retirando partículas prejudiciais à saúde, impurezas e até mesmo o pó, o que é muito benéfico para quem sofre de doenças respiratórias como bronquite, sinusite e asma, melhorando a qualidade de vida de todos.

Outra vantagem desse procedimento, é que se pode escolher o nível de qualidade do ar que se quer obter, definido isso, o processo de filtragem do ar realizado quando os filtros mecânicos faz com que o ar passe por elementos porosos e que o forçam a abandonar as partículas indesejadas.

Esse filtro pode ser alterado de acordo com a necessidade e finalidade, por exemplo, para residências e salas comerciais, existe uma série de materiais que podem ser utilizados, como poliuretano, microfibra sintética e até malhas de alumínio específicas. Já em laboratórios e empresas industriais, o ideal é que se utilize filtros de outros materiais que sejam especializados e otimizados.

Umidificação

Essa função é providencial durante o inverno, onde a umidade relativa do ar diminui consideravelmente, e danos fisiológicos são causados à saúde, como a secagem de mucos respiratórios e outras complicações.

O processo de umidificação que um ar condicionado é feito pelo aquecimento de baterias que formam uma peça umidificadora e fazem que o ar quente absorva mais umidade.

Ventilação

Essa talvez seja a função mais utilizada em ares condicionados, principalmente em locais fechados ou onde ficam muitas pessoas no mesmo ambiente.

Ao passar do tempo, a mistura do entre o oxigênio aspirado e o CO² emanado, fazem com que o ar transmita uma sensação de "estar pesado" e incomode a todos, nesses casos, é importante que aconteça a substituição do ar interno numa demanda correspondente ao seu consumo.

Por isso, um ar condicionado com essa função é capaz de fazer esse procedimento que auxilia e dá a possibilidade de que as pessoas respirem melhor.

Tal processo é o resultado da mistura do ar externo (nomeado ar novo) e do ar interno (ar recirculado), que entram numa câmara onde são misturados e tratados e juntos, são colocados no ambiente, fazendo a ventilação.

Existem também ares condicionados que não utilizam o ar recirculado, fazendo uso somente do ar externo.

Outras funções que um ar condicionado split pode executar:

  • Circulação

  • Controle automático

  • Pressurização

  • Renovação

PRINCIPAIS EMPRESAS FABRICANTES DE AR CONDICIONADO

Electrolux

A empresa sueca de eletrodomésticos, foi fundada em 1919 e hoje é qualificada como a segunda maior do mundo em unidades vendidas de eletrodomésticos. Atuante em mais de 150 países.

No Brasil, a empresa possui 4 unidades de fabricação. Os ares condicionados são produzidos na fábrica de Manaus, e são distribuídos em todo o país.

Fujitsu

Fundada nos anos 30 no Japão, a empresa de engenharia eletrônica faz parte do Grupo Fujitsu.

A empresa fabrica ares condicionados desde 1960, e está entre as mais consolidadas empresas do segmento, e além de atrelar modernidade com design, a empresa também desenvolveu a tecnologia Inverter, que é utilizada no mundo todo.

Hitachi

Fundada em 1910 também no Japão, a empresa chegou ao Brasil em 1940, e desde então é vista como uma referência em diversos setores de atuação.

A empresa vende uma ampla gama de modelos de ar condicionados, voltados a residências, empresas e indústrias.

LG

Criada em 1947 na Coréia do Sul, a LG (Lucky Goldstar) está presente em vários segmentos, como a indústria de energia, indústria química, petroquímica, maquinárias e serviços. No Brasil, a LG conta com duas fábricas, um escritório e centro de pesquisas.

Muito famosa pelos seus eletrônicos e celular, a empresa também fornece diversos modelos de ar condicionado, que atende indústrias, residências e empresas.

Mitsubishi Eletric

A empresa faz parte do Grupo Mitsubishi que foi fundado em 1870, famoso e conhecido pelo trabalho em veículos automotivos. A empresa que inovou no mercado japonês de ares condicionados, também se destacou na Europa.

No Brasil há mais de 15, a empresa oferece uma série de eletrônicos, entre eles modelos com design primoroso de ar condicionado.

Samsung

A companhia Sul-coreana existe desde 1938, e é dirigida desde sua fundação por uma das famílias mais ricas do mundo.

A Samsung atua em variadas áreas da TI e é responsável por muitas novidades que chegam ao mercado, principalmente em celulares.

A empresa é presente e muito forte no ramo de ar condicionado, a empresa conta com muitos fornecedores em todo o mundo.

Springer

A Springer é muito famosa no Brasil, primeiramente por ser uma empresa nacional, fundada em 1934 em Porto Alegre, cidade do Sul do Brasil, a companhia gaúcha foi pioneira ao proporcionar o primeiro ar-condicionado da América Latina.

ONDE ENCONTRAR O SERVIÇO DE INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO SPLIT

Visto que as grandes marcas fabricam modelos modernos de ares-condicionados, outra questão essencial é: "E a instalação desse aparelho?" Sim, esse é uma das causas dos maiores problemas que quem adquire esse equipamento passa, pois muitas vezes essa instalação não é realizada da forma ideal ou por profissionais mal preparados, gerando em curto-prazo dor de cabeça e despesas.

Se você quer contratar o melhor serviço de instalação de ar condicionado split, conte com a JR, empresa que é especialista em Refrigeração e Ar-Condicionado e há anos atua no segmento. Buscando sempre se aperfeiçoar e levar a cada cliente a excelência desde o atendimento e na pós-instalação.

A JR fica no bairro da Freguesia do Ó, na Zona Norte de São Paulo é sinônimo de custo-benefício e conta com parceiros, fornecedores e funcionários altamente qualificados para garantir ao cliente final o melhor serviço.

Entre em contato com a empresa para saber mais sobre as vantagens e benefícios que são garantidos pela empresa.

Além de fazer a Instalação de Ar-condicionado, você ainda pode ver abaixo também quais são os outros serviços oferecidos:

Confira um vídeo sobre o assunto:

Conheça mais sobre:

Limpeza de Ar-Condicionado Split

Para saber mais sobre Instalação de Ar-Condicionado Split SP

Ligue para ou para ou faça uma cotação


Produtos relacionados


Regiões de Atendimento


  • Verifique as regiões que atendemos
  • Alto de Pinheiros
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Barra Funda
  • Belém
  • Butantã
  • Carrãozinho
  • Chácara Califórnia
  • Chácara Santo Antônio
  • Chácara Santo Estêvão
  • Vila Carrão
  • Vila Nova Manchester
  • Vila Santa Isabel
  • Itaquera
  • Jaguaré
  • Lapa
  • Mooca
  • Penha
  • Pinheiros
  • Rio Pequeno
  • São Miguel Paulista
  • Tatuapé
  • Vila Formosa
  • Vila Leopoldina
  • Vila Madalena
  • Vila Mariana
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • Vila Sônia

Faça sua cotação

Informações Pessoais

Informações de contato ou cotação